Sinais de uma relação ruim com a comida
- nutricionistaanari
- 21 de abr.
- 1 min de leitura
Às vezes, a gente não percebe, mas a relação com a comida pode se tornar mais difícil do que parece. Comer deixa de ser algo simples e passa a ser carregado de culpa, ansiedade ou controle. E quando isso acontece, vale a pena olhar com mais carinho para o que está por trás.
Alguns sinais de que sua relação com a comida pode estar prejudicada:
Pensar em comida o tempo todo
Sentir culpa ou vergonha após comer
Comer escondido ou com sensação de descontrole
Tentar compensar o que comeu (com dietas, jejum ou excesso de exercício)
Evitar eventos sociais por medo de sair da “alimentação certa”
Medo intenso de ganhar peso
Esses comportamentos não significam, necessariamente, um transtorno alimentar, mas podem ser sinais de sofrimento — e sofrimento também merece cuidado. E isso pode ser fruto de uma vida de muitas dietas, de bullying, de aprender a descontar as emoções na comida... e nada disso é falta de força de vontade!
Como nutricionista comportamental, eu escuto além do prato. Ajudar você a encontrar mais leveza, liberdade e presença nas suas escolhas alimentares é parte do meu trabalho. Não se trata de controlar mais, mas de se reconectar com o corpo, com os sinais de fome e saciedade, com seus desejos e necessidades reais.
Se você se identificou com esse texto, saiba que não precisa lidar com isso sozinha(o). Existe um caminho possível — sem restrições, sem culpa e com muito mais acolhimento.
A relação com a comida pode, sim, ser mais leve. E ela pode começar a mudar hoje!
Comentários